Murici | AL
29° máx / 21° min
Um ou dois aguaceiros breves

notícias / alagoas

Compartilhe
Por Sedetur Al     |     04.06.2019 - 17H08
Trade turístico aprova redução do ICMS sobre querosene de aviação em Alagoas

 

Trade turístico aprova redução do ICMS sobre querosene de aviação em Alagoas

Medida do Governo do Estado, por meio da Sedetur e Sefaz, reduz o imposto estadual de 12% para até 5%, barateando os custos de operação aéreas

O impacto é relevante no mercado porque os custos com combustível de aviação representam entre 35 a 40% dos custos de vooO impacto é relevante no mercado porque os custos com combustível de aviação representam entre 35 a 40% dos custos de vooFoto: Kaio Fragoso

Texto de Thiago Tarelli

A notícia da redução da alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene de aviação, o QAV, foi recebida com entusiasmo pelo trade turístico alagoano. Com a medida encabeçada pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Fazenda, o imposto estadual reduz de 12% para cotas de 8, 6 e 5%.

Com a medida, a companhia aérea Gol já sinalizou um acréscimo de 25% nos voos para Alagoas até o fim deste ano. O impacto é relevante no mercado porque os custos com combustível de aviação representam entre 35 a 40% dos custos de voo. Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL), Milton Vasconcelos, o governo agiu de forma rápida para superar o mau momento da aviação no país com o fim das operações da empresa Avianca.

“Estamos em um momento de extremo desafio, uma vez que sem malha aérea o turismo não cresce e não se desenvolve. E foi primordial a rápida reação do governador Renan Filho para que a malha fosse retomada em tão pouco tempo. Além de retomada, foi acrescido novos voos e rotas. Em um momento onde a oferta hoteleira cresceu substancialmente, a busca por maior malha será a base para impulsionar o crescimento de turistas”, ressaltou Milton Vasconcelos.

Quem também comem