Murici | AL
29° máx / 21° min
Um ou dois aguaceiros breves

notícias / alagoas

Compartilhe
17.04.2018 - 20H19
Cavalhada ganha destaque em Alagoas e poderá ser transformada em patrimônio cultural e bem imaterial do Estado

 Cavalhada ganha destaque em Alagoas e poderá ser transformada em patrimônio cultural e bem imaterial do Estado


O torneio surgiu na Idade Média na Europa com disputa acirrada entre Cristãos ( azul ) e Mouros ( vermelho ), mas nos dias de hoje a cavalhada continua viva e ganha parques de corrida Brasil afora , especialnente no Nordeste onde a cultura vem angariando novos adeptos e admiradores a cada temporada. 


Para os que ainda não estão muito familiarizados com a disputa, o MuriciWeb colheu algumas informações sobre o torneio que está acontecendo neste mês em Alagoas. As informações foram passadas pelo Presidente da Associação da Cavalhada Alagoana, senhor Fernando Vigário, da cidade de Atalaia, através do vereador muriciense Eduardo Oliveira.


Alagoas está realizando o terceiro torneio  de cavalhada e já em fase de semifinais. Iniciado com 64 cavaleiros,  a competição segue agora com duas equipes de doze cavaleiros, quando serão classificados seis de cada chave para a grande final que nesta etapa, acontecerá na cidade de Atalaia, no Parque Municipal Paulo César da Costa Morais Júnior, Vila Nova, às margens da BR 616.


Para a concretização dos torneios, a Comissão Geral, que conta com 20 participantes, arrecada fundos através da cobrança de senhas, para pagamento das  despesas com banda de pífanos, lanceiro, troféis, impressos, fogos de artifício e narradores do evento, além de seguir um regulamento próprio aprovado pela comissão com regras que devem ser seguidas pelos cavaleiros, que inclusive são observados durante as corridas e filmados para posterior análise e aplicação de penalidades.

Um Projeto de Lei do Deputado Estadual Davi Davino que transforma a cavalhada em patrimônio cultural e bem imaterial do Estado , será votado na Câmara e deverá estabelecer a competição como uma das mais importantes manifestações culturais de Alagoas. 

No domingo, 15, o torneio aconteceu em Murici com a vitória do cavaleiro do cordão  azul, Bartolomeu Oliveira. As próximas corridas das semifinais acontecerão em Santa Luzia do Norte e Branquinha, com apoio das prefeituras locais.



Por Vera Iolanda Guimarães

Siga MuriciWeb  nas redes sociais

Contato do site: 99606-1710