Murici | AL
29° máx / 21° min
Um ou dois aguaceiros breves

notícias / alagoas

Compartilhe
Por Gazetaweb     |     26.04.2018 - 12H47
Desligamento de sinal analógico deve melhorar velocidade do 4G em Alagoas

Desligamento de sinal analógico deve melhorar velocidade do 4G em Alagoas

Sinal de internet também será melhorado; conversos digitais estão sendo entregues à famílias de baixa renda  COMENTE

 Por Larissa Bastos e Patrícia Mendonça    26/04/2018 11h38

Dados foram repassados em coletiva da Agência de Telecomunicações

FOTO: JOSÉ FEITOSA

O desligamento do sinal analógico vai trazer benefícios também para os usuários de internet. É que, com a vinda do sinal digital, o serviço 4G será expandido, utilizando o espaço deixado pela frequência da TV analógica. As informações foram apresentadas nesta quinta-feira (26), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

"As frequências analógicas que hoje são usadas pela televisão serão liberadas e vão  ser utilizadas pelas empresas de telefonia celular. O canal analógico que estava ali vai para outro lugar e aquele espaço fica livre pra gente transmitir sinais 4G de celular. Com isso, vai melhorar a velocidade de acesso à internet", explica Marcos Bufatto, da Vivo. 

Segundo ele, o sinal também será melhorado. "Outro benefício é que esta frequência é mais baixa e ela pega melhor em ambientes fechados. Na garagem do prédio, num cômodo da casa onde o sinal era ruim ele vai melhorar", acrescenta ele, ressaltando que o processo deve levar em torno de quatro meses.

Em Alagoas, 13 municípios terão o sinal analógico desligado a partir da 00h do dia 30 de maio. Todas as 230 mil famílias que utilizavam esse sinal para assistir televisão devem receber o kit do sinal digital. Dentre todas elas, porém, 55 mil ainda não foram buscar o conversor - 170 mil já foram entregues.

Está sendo entregue de forma gratuita um equipamento por residência. Denominado de Seja Digital, o projeto disponibilizou contatos para que a população possa tirar dúvidas e solicitar o conversor. Para isso, basta entrar em contato pelo site www.sejadigital.com.br e pelo telefone 141.

Têm direito ao aparelho beneficiários de programas sociais do governo federal e famílias de baixa renda. O sinal analógico será desligado por completo em todo o Brasil em 2023 - 81% dos 13 municípios alagoanos que terão o sinal analógico desligado já estão digitais.