Murici | AL
29° máx / 21° min
Um ou dois aguaceiros breves

notícias / alagoas

Compartilhe
Por Gazetaweb     |     13.12.2018 - 11H20
Marcos Santos, ex-prefeito de Traipu, é preso pela PF durante festa da padroeira

 

Marcos Santos, ex-prefeito de Traipu, é preso pela PF durante festa da padroeira

Ex-gestor foi abordado ainda no evento; testemunhas dizem que ele tentou fugir

 Por Marcelo Amorim | Portal Gazetaweb.com  13/12/2018 10h18

Marcos Santos é condenado por diversos crimes

FOTO: Divulgação

O ex-prefeito de Traipu, Marcos Santos, foi preso na noite desta quarta-feira (12), quando se encontrava nas comemorações da festa da padroeira do município, Nossa Senhora do Ó. No momento da abordagem, o ex-gestor ainda teria tentado fugir. 

De acordo com as primeiras informações sobre o caso, o filho dele, Marcos Douglas Medeiros dos Santos Filho, também teve prisão decretada pela Justiça, mas que não havia sido efetuada até ao início manhã desta quarta-feira.

Em nota, a assessoria de comunicação da Polícia Federal em Alagoas informou que os policiais cumpriram mandados de prisão após decisão judicial expedida pelo  Tribunal Regional Federal da 5ª Região e não passou detalhes. A justificativa apresentava é que o juiz determinou sigilo da ação.

Na ocasião da prisão de Santos, moradores da localidade relatam testemunhos a ocorrência parecia cena de filme. 

O ex-prefeito, ao avistar a chegada da polícia, ainda tentou fugir de carro em meio às comemorações pela festa da padroeira. 

Ao se deparar com uma rua fechada para obras, ele ainda chegou a sair do automóvel e empreender fuga correndo, mas foi alcançado pelos agentes federais que o procuravam.

Acusações

Em fevereiro deste ano, Marcos Santos chegou a ter os bens bloqueados pelo juiz federal Cristiano de Jesus Pereira, por não ter prestado contas de reforma efetuada na Casa da Cultura de Traipu, em 2011. Esta ação foi movida pela prefeitura do município sob a gestão do então prefeito Eduardo Tavares.

As denúncias na Justiça contra Marcos Santos, que já administrou o município por dois mandatos, vêm desde 2008. Em 2012, ele chegou a ser condenado a mais de 15 anos de prisão pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife - PE e desde lá se encontrava fora da prisão. Entre os condenados na ocasião também constam o filho dele, Marcos Douglas, além de Francisco Carlos Albuquerque dos Santos, Eurípedes Marinho dos Santos e Álbson Pimentel Cavalcante por fraudes na contratação de construtoras.

Em 2011, Marcos Santos também foi acusado pela morte do então secretário de Turismo de Traipu na gestão dele, José Valter Palmeira, que segundo informações seria amigo do ex-prefeito. Na lista de condenações que o ex-gestor chegou a ser condenado constam crimes de responsabilidade fiscal, fraudes à licitação, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.