Murici | AL
29° máx / 21° min
Um ou dois aguaceiros breves

notícias / alagoas

Compartilhe
Por Gazetaweb     |     27.12.2018 - 14H57
Por unanimidade, Otávio Lessa é eleito novo presidente do TCE/AL

 

Por unanimidade, Otávio Lessa é eleito novo presidente do TCE/AL

Atual presidente, Rosa Albuquerque retirou a candidatura pouco antes do pleito, que aconteceu após diversas manobras jurídicas

 Por Larissa Bastos e Tatianne Brandão  27/12/2018 12h07

Eleição aconteceu durante sessão na manhã desta quinta-feira

FOTO: tatianne brandão

O conselheiro Otávio Lessa foi eleito por unanimidade, na manhã desta quinta-feira (27), como novo presidente do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL). A eleição aconteceu após diversos desentendimentos e manobras jurídicas. A atual presidente, Rosa Albuquerque, retirou sua candidatura no último momento.

O pleito deveria ter acontecido no último dia 15, mas acabou suspenso após o grupo de Otávio Lessa ter acionado a Justiça contra decisão da própria presidente, que liberava para votar a conselheira substituta Ana Raquel Calheiros. Ela ocupa a vaga aberta há dois anos com o afastamento do conselheiro Cícero Amélio

Pelo Regimento Interno do TCE-AL, porém, apenas conselheiros titulares têm direito a voto. O caso foi levado ao Supremo Tribunal Federal e o presidente, Dias Toffoli, vetou a participação de Ana Raquel, negando recurso da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos.

Antes da eleição nesta quinta, Otávio Lessa havia dado entrevista dizendo acreditar que o bom senso prevaleceria. "Não tem mais discussões com relação à possibilidade de haver uma mudança de autorizar ou não", afirmou. "Acredito que agora o bom senso vai prevalecer".

Ele ressaltou ainda a importância da "união da Casa". "Não somos uma Casa que muda de quatro em quatro anos; somos uma casa vitalícia. Precisamos ter essa união e isso é importante. A democracia é importante, mas quando a dúvida foi totalmente dirimida não tem mais o que discutir. É ver o que o regimento diz, a lei diz, e cumprir". 

Além de Otávio Lessa, eleito com seis votos, foi conduzida ao cargo de corregedora, também por unanimidade, a conselheira Maria Cleide Costa Beserra. Também acontece a eleição para a Diretoria da Escola do Tribunal de Contas, disputada por Fernando Toledo e Anselmo Brito.