Murici | AL
29° máx / 21° min
Um ou dois aguaceiros breves

notícias / alagoas

Compartilhe
Por Gazetaweb     |     03.01.2019 - 10H28
IMA vai monitorar trecho onde tubarões apareceram e recomenda suspensão do banho

 

IMA vai monitorar trecho onde tubarões apareceram e recomenda suspensão do banho

Intenção é evitar ataques; coordenador acredita que espécie não seja agressiva

 Por Thiago Gomes | Portal Gazetaweb.com  03/01/2019 08h09 - Atualizada às 03/01/2019 09h38

IMA vai monitorar trecho onde tubarões apareceram e recomenda suspensão do banho

FOTO: Reprodução

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) começa a monitorar, a partir desta quinta-feira (03), o trecho da costa marítima, em Maceió, em que pelo menos dois tubarões foram avistados por populares na noite dessa quarta. Há uma recomendação inicial do órgão para que banhistas evitem entrar no mar, neste ponto específico. A intenção é evitar acidentes.

Em entrevista à imprensa, o coordenador do Gerenciamento Costeiro do IMA/AL, Ricardo César, informou que recebeu as imagens gravadas por aparelhos celulares e enviou para um especialista em tubarões. 

Segundo ele, ainda não foi possível confirmar a espécie dos bichos. Os vídeos apenas dão uma ideia de qual poderia ser, tendo em vista o modelo das barbatanas flagrado pelas câmeras.

"Por enquanto, vamos monitorar a área, mas sem alarde à população que costuma se banhar neste trecho da praia. O que o professor especialista orientou e nós acatamos é para que as pessoas evitem entrar no mar neste trecho", disse Ricardo César.

Ele explicou que há uma possibilidade de os tubarões terem aparecido na costa alagoana em busca de alimento. "Podem estar à caça, mas, inicialmente, não percebemos riscos maiores de ataques. Provavelmente, se trata de uma espécie não agressiva, que não representa grandes perigos aos banhistas", avalia o coordenador.

O representante do IMA informou, ainda, que a partir do monitoramento será possível confirmar a espécie encontrada e qual decisão será tomada em título de recomendação aos banhistas.

Segundo o professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Cláudio Sampaio, este é um caso a ser analisado. "Não sabemos se os tubarões já vem à orla com frequência e apenas descobrimos agora ou se este é um caso isolado. Precisamos buscar mais informações a respeito", explicou.

Chamando atenção a respeito da preservação ambiental, Cláudio completou: "Devemos aproveitar este momento para falar sobre a preservação ambiental, sobre o lixo e o esgoto jogado na praia. Muitos tubarões são ameaçados pelo lixo e pela pesca e este é um momento muito oportuno para discutirmos a respeito"

O caso

Pelo menos dois tubarões foram vistos na praia da Jatiúca, em um trecho próximo à Avenida Álvaro Otacílio, em Maceió, na noite dessa quarta-feira. A aparição chamou a atenção de curiosos. O Instituto Biota de Conservação informou que os animais estavam sendo monitorados e há grande chance de eles terem nadado até a costa para acasalamento ou em busca de comida.