Murici | AL
29° máx / 21° min
Um ou dois aguaceiros breves

notícias / alagoas

Compartilhe
04.05.2019 - 11H06
A maior Escultura Sacra em Material Reciclado da América Latina, Chega a Murici no Dia 06 de Maio

 A maior Escultura Sacra  em Material Reciclado da América Latina, Chega a Murici  no Dia 06 de Maio

O Cristo será colocado na cruz que já está implantada no Alto do Cruzeiro

Por Vera Iolanda Guimarães

Uma alegria sem tamanho para  o católico muriciense. A fé materializada em uma estátua de 12 metros de altura e com peso aproximado a sete toneladas.

Da base da cruz até o topo, a escultura soma vinte e sete metros. O evento grandioso, pelo porte da imagem e pela simbologia da fé muriciense encontrará espaço nesta segunda-feira, , 06 de maio, quando o Cristo, produzido  em material reciclado de alumínio chegará à cidade. Obviamente será um grande e inesquecível momento. A fé muriciense aplaude a iniciativa projetada ainda na administração do Prefeito Remi Calheiros , quando já se construiu a praça do cruzeiro, e agora a conclusão , na administração do prefeito Olavo Neto.

Por que a colocação de uma imagem deste porte emociona e alegra tanto os muricienses? Em primeiro lugar, pela fé deste povo que já vivenciou e venceu inúmeras batalhas pela vida neste lugar. A começar pela peste que dizimou grande parte da população nos primórdios, quando Murici era ainda uma vila. Algumas das ocorrências mais significativas da atualidade, no entanto, em Murici, foram as enchentes. A maior delas, em 2010, devastou a parte baixa da cidade, mas a fé , falou e fala mais alto para este povo: A reconstrução, a alegria para seguir  em frente a certeza de que um Deus protetor está acima das tragédias, são os motivos para esta felicidade.

O acontecimento desta segunda-feira, 06 de maio, com certeza entrará para a história da cidade. Afinal, a 135 anos a penitência de subir ao Alto do Cruzeiro, está impregnada na alma dos fiéis católicos muricienses , O Morro do cruzeiro, Morro santo do cruzeiro, Alto do cruzeiro, é sim, um lugar santo, onde a fé habita, onde corações e olhos desejosos de um milagre, encontram solução.

É um marco para Murici, a chegada e implantação do Cristo no Alto do Cruzeiro. E o local , com certeza, se tornará um santuário de visitas  diárias.


Confira esta matéria veiculada no Muriciweb no dia 28 de março de 2019:

A maior escultura em alumínio da América Latina, assim definiu a grandiosidade da estátua, o prefeito de Murici,  Olavo Neto . Ao lado do escultor Jurandir Maciel em Olinda, Pernambuco , Olavo Neto descreveu , em sua rede social , as dimensões do Cristo que será colocado na cruz que já se encontra no alto do Cruzeiro:

São doze metros de altura e aproximadamente sete toneladas  Da base até o topo da cruz vinte e sete metros , o que corresponde  a um prédio de nove andares .
O projeto , iniciado na administracão do prefeito Remi Calheiros será concuido em 16 de maio , dia da Emancipacão Politica da cidade , quando a estátua que  já está finalizada , será transportada de Olinda até Murici.

O Morro do Cruzeiro possui um simbolismo sagrado para a população do município. As peregrinações ao alto da montanha remontam ao século XVIII.

Em 1884, uma epidemia de varíola alastrou-se  na cidade , vitimando grande parte dos moradores . Na ocasião,  o padre José Roberto,  que dirigia a paróquia, fez promessa de colocar uma cruz de madeira na montanha mais alta da cidade , em agradecimento pela extinção da doença.  E assim o fez . Cessada a epidemia,  houve procissão até a montanha; colocada a cruz , o padre realizou a primeira missa no local, terminando com as seguintes palavras : "Que o povo não esqueça e que todos os anos seja feita uma caminhada até o local" ( Dois Séculos de História - Padre Jimmy Xerri ) .

A tradição de subir ao alto do Cruzeiro, acontece anualmente às sextas-feiras da Paixão,  na Semana Santa. 

Centenas de fiéis católicos saem de suas casas ainda na madrugada, reunindo-se à frente da Igreja de Nossa Senhora da Graça,  e de lá, seguindo  em procissão até o alto da montanha .

O evento é carregado de fé e pagamentos de promessas por bênçãos e curas alcançadas. Muitos fiéis cumprem a penitência de  pés descalços para pedir ou agradecer milagres.

Com esta reforma , o alto do Morro Santo do Cruzeiro,  em Murici,  será inserido na rota do Turismo religioso de Alagoas.