Murici | AL
29° máx / 21° min
Um ou dois aguaceiros breves

notícias / brasil

Compartilhe
07.09.2018 - 10H20
Brava Gente Brasileira!

Brava Gente Brasileira!


"Já podeis, da Pátria filhos, ver contente a mãe gentil " ( Fragmento do Hino da Independência )


196 anos! E o Hino da Independência, com letra de Evaristo Veiga e música de Dom Pedro I, que, diga-se de passagem,  mostrou-se mais brasileiro que centenas de brasileiros que alcançaram o poder soberano da nação, ainda não conseguiu testemunhar o contentamento da mãe gentil. Isso , porque, a sequência dos mandatários do país, a princípio um pouco mais cautelosos e defensores da nação, foi se degradando e perdendo a essência da lealdade ao país, transformando-se em negociata vantajosa para atingir os próprios interesses. O país caiu nas mãos de usurpadores do poder. Rico naturalmente, o Brasil estanca no vai não vai; cresce, não cresce, consumido por uma devastadora leva de corruptos. Óbvio, que toda regra tem exceção. Temos pessoas bem intencionadas movimentando, ou tentando movimentar a poderosa máquina, mas invariavelmente não conseguem desembaralhar o processo que debilita e submerge o avanço da mãe gentil, nossa pátria, Brasil.


Na letra, o refrão, este sim, corresponde à realidade: Brava Gente Brasileira! Porque o povo brasileiro é bravo, mas dorme alentado pelo sonho de alcançar o brilho próprio ou pelo inesgotável cansaço de lutar dia a dia, por um lugar na terra onde, há 196 anos, raiou a liberdade.

Comemoramos? Não sei. Talvez possamos nos alegrar porque podemos por um dia, descansar nossos corpos cansados, ler um livro, olhar o mar que nos trouxe o salvador,   Dom Pedro do Brasil ou ficar um pouco olhando para o nada...acho que não da para comemorar a intenção é ação de Dom Pedro ( que em janeiro de 1822 já mostrava descontentamento com as ordens portuguesas e declarou: SE É PARA O BEM DO POVO E FELICIDADE GERAL DA NAÇÃO, DIGA AO POVO QUE FICO ), porque a mãe não está contente, mas podemos agradecer a este benfeitor português que não deixou Portugal nos escravizar e podemos também comemorar a bravura do povo !

Então, parabéns ao nosso Brasil! Obrigada Dom Pedro I. Parabéns, Brava Gente Brasileira!



Por Vera Iolanda Guimarães

Siga o MURICIWEB nas redes sociais