Murici | AL
29° máx / 21° min
Um ou dois aguaceiros breves

notícias / murici

Compartilhe
22.11.2019 - 17H40
Comenda Izarele de Souza Santos

Comenda Izarele de Souza Santos


Honraria concedida  a muricienses em reconhecimento às suas atuações no município, encerram o nome de uma honrada cidadã muriciense. Na imagem , Dr. Diógenes de Albuquerque Jr., ainda criança, ao lado da avó, Dona Izarele.


Por Vera Iolanda Guimarães


A noite desta quinta-feira ( 21 ) dia em que acontecem as sessões órdinárias da Câmara de Murici, ganhou brilho e atração diferenciadas, quando 10 pessoas , foram agraciadas com Comendas em reconhecimento aos serviços que prestam à sociedade muriciense.

O destaque desta matéria,  no entanto , vai para o nome dado a três , destas honrarias: Izarele de Souza Santos. Conhecida e amada pelos muricienses de sua época, Dona Izarele, que é mãe de outra distinta e saudosa senhora, Dona Lenira Cavalcante Tenório, esposa do Dr. Diógenes Tenório e mãe de Diógenes Tenório Jr. ( este um dos atuais ícones da advocacia alagoana, escritor e poeta) e  Dilena Rúbia , foi uma legítima defensora e cuidadora das pessoas mais carentes da cidade .


Nascida em 09 de dezembro de 1900, filha de José Lino de Souza e Maria Rosa de Araújo Souza. Seu pai era marceneiro e foi o primeiro Escrivão de. Registro Civil da Comarca de Murici. Casou-se em primeiras núpcias com Apolinário Cavalcante de Albuquerque, que lhe deu duas filhas: Terezinha ( falecida ainda bebê ) e Lenira Cavalcante Tenório. Já viúva, contraiu matrimônio com o comerciante Otávio Santos.
Sucedeu ao seu irmão, Jônathas de Souza, no Cartório de Registro Civil de Murici, onde permaneceu de 1945 a 1969, fazendo a certidào de nascimento , realizando o casamento e lavrando a certidão de óbito de diversas gerações de muricienses.
Católica fervorosa, membro atuante do Apostolado da Oração, fez de sua vida um ofício de bondade e amor ao próximo, praticando a caridade e ajudando ais que dela precisavam, o que lhe angariou centenas de afilhados em sua terra natal.
IZARELE DE SOUZA SANTOS , faleceu em Maceió, na Casa de Saúde Dr.  Paulo Netto, em 27 de junho de 1982 e está sepultada no Cemitério de Murici.
Permanecem conosco o seu genro, Diógenes Tenório de Albuquerque ( Juiz de Direito e viúvo de sua filha Lenira , falecida em 16 de janeiro de 2010 ), e seus netos Diógenes Tenório de Albuquerque Júnior ( Advogado e escritor ) e Dilena Rúbia Cavalcante Tenório ( assistente social ) , que lhe deram os bisnetos Marco Júnior , Luís e Milena.


As Comendas foram concedidas pelo vereador Anízio Amorim em sessão da Câmara de Vereadores de Murici, na noite desta quinta-feira ( 21 ) .

Dr. Diógenes Tenório Jr , realizou a entrega das honrarias às homenageadas..