Murici | AL
29° máx / 21° min
Um ou dois aguaceiros breves

notícias / murici

Compartilhe
31.10.2017 - 10H45
Artesão da argila em Murici , "Seu Coca" deverá abandonar o ofício até o fim do ano

Artesão da argila em Murici , "Seu Coca" deverá abandonar o ofício até o fim do ano 


Mais de cinquenta anos  na atividade , milhares de objetos moldados pelas mãos habilidosas do Senhor Antonio , conhecido por todos como "Seu Coca"  é o saldo mais que positivo , porém melancólico do artesão.


 Com produção diária em sua " oficina do barro " , Seu Coca se entristece ao confirmar o fim da atividade.  O motivo,  um dos que mais afetam os artesãos em geral , é a falta de incentivo pelo poder público   O senhor Coca divide o mercado da produção em barro na cidade ,apenas com um outro artesão,  o "Seu Bida" que possui seu atelier às margens da BR.  


A situação  entristece  igualmente a todos os que amam a arte , especialmente quando se trata de um ofício pouco praticado , como é o caso do artesanato em barro e Murici perde um pouco da identidade artística  com o fim do trabalho deste artesão que gostaria de ver a continuiidade de sua arte preservada   e o repasse dos seus conhecimentos para novas gerações.  


Onde existe arte,  existe sensibilidade.  Torcemos para que a bela atividade continue e chegue ao conhecimento  das  crianças e jovens de Murici .




Por Vera Iolanda Guimarães