Murici | AL
29° máx / 21° min
Um ou dois aguaceiros breves

notícias / murici

Compartilhe
30.03.2018 - 12H15
Centenas de fiéis revivem a Via Sacra, em procissão ao Morro do Cruzeiro em Murici

Centenas de fiéis revivem a Via Sacra, em procissão ao Morro do Cruzeiro em Murici

Data de 1884, a primeira subida em penitência ao Morro Santo do Cruzeiro em Murici. Na ocasião, segundo relato de histórias contadas pelo povo,  no livro "Dois Séculos de História" , do Padre Jimmy Xerri, uma peste considerada castigo de Deus, após dois homens  em um bar , zombarem dos Freis Camilo e Cassiano  que realizavam missões na cidade, atingiu a população depois da partida dos religiosos, que teriam dito que por causa da zombaria toda o povo iria sofrer, inclusive os zombadores teriam morrido enlouquecidos e com mau cheiro, em oito dias. Diante de tal situação o Padre José Roberto fez uma promessa  de colocar uma cruz de madeira na montanha mais alta da cidade. O fato é que, após oito dias da promessa, a doença desapareceu completamente, e na primeira missa realizada no Morro Santo do Cruzeiro, o Padre José Roberto pediu para que todos os anos a população subisse ao morro em agradecimento.

Posteriormente, a  sexta-feira santa ficou determinada como o dia em que os fiéis deveriam cumprir a promessa e anualmente, nas priimeiras horas da manhã, por volta das 04h00, os fiéis católicos rumam ao topo da montanha para cumpriren promessas, realizarem pedidos e participarem da missa  no local.

Durante todo o dia da sexta- feira-santa a população de Murici realiza visitação ao santuário. Toda a programação religiosa tem como dirigente, o Padre Geilson, atual pároco de Murici.

Foto: Cortesia, Maycon e Fernando Quintino

Por Vera Iolanda Guimarães