Murici | AL
29° máx / 21° min
Um ou dois aguaceiros breves

notícias / murici

Compartilhe
28.03.2019 - 15H54
Murici terá a maior escultura sacra em alumínio da América Latina

Murici terá a maior escultura sacra em alumínio da América Latina


Imagem será colocada no alto do Cruzeiro , montanha de peregrinação católica na Semana Santa

Por Vera Iolanda Guimarães


A maior escultura em alumínio da América Latina, assim definiu a grandiosidade da estátua, o prefeito de Murici,  Olavo Neto . Ao lado do escultor Jurandir Maciel em Olinda, Pernambuco , Olavo Neto descreveu , em sua rede social , as dimensões do Cristo que será colocado na cruz que já se encontra no alto do Cruzeiro:

São doze metros de altura e aproximadamente sete toneladas  Da base até o topo da cruz vinte e sete metros , o que corresponde  a um prédio de nove andares .
O projeto , iniciado na administracão do prefeito Remi Calheiros será concuido em 16 de maio , dia da Emancipacão Politica da cidade , quando a estátua que  já está finalizada , será transportada de Olinda até Murici.

O Morro do Cruzeiro possui um simbolismo sagrado para a população do município. As peregrinações ao alto da montanha remontam ao século XVIII.

Em 1884, uma epidemia de varíola alastrou-se  na cidade , vitimando grande parte dos moradores . Na ocasião,  o padre José Roberto,  que dirigia a paróquia, fez promessa de colocar uma cruz de madeira na montanha mais alta da cidade , em agradecimento pela extinção da doença.  E assim o fez . Cessada a epidemia,  houve procissão até a montanha; colocada a cruz , o padre realizou a primeira missa no local, terminando com as seguintes palavras : "Que o povo não esqueça e que todos os anos seja feita uma caminhada até o local" ( Dois Séculos de História - Padre Jimmy Xerri ) .

A tradição de subir ao alto do Cruzeiro, acontece anualmente às sextas-feiras da Paixão,  na Semana Santa. 

Centenas de fiéis católicos saem de suas casas ainda na madrugada, reunindo-se à frente da Igreja de Nossa Senhora da Graça,  e de lá, seguindo  em procissão até o alto da montanha .

O evento é carregado de fé e pagamentos de promessas por bênçãos e curas alcançadas. Muitos fiéis cumprem a penitência de  pés descalços para pedir ou agradecer milagres.

Com esta reforma , o alto do Morro Santo do Cruzeiro,  em Murici,  será inserido na rota do Turismo religioso de Alagoas.