Murici | AL
29° máx / 21° min
Um ou dois aguaceiros breves

notícias / murici

Compartilhe
19.04.2019 - 07H46
Sexta-feira Santa: Muricienses cumprem penitência subindo o alto do Cruzeiro

Sexta-feira Santa: Muricienses cumprem penitência subindo o alto do Cruzeiro


A procissão saiu às 04h00 da Matriz de Nossa Senhora da Graça


Por Vera Iolanda Guimarães


A penitência de subir anualmente na Sexta-feira da Paixão, até o alto do Cruzeiro, é tradição cumprida pelo católico muriciense desde 1984, quando em pagamento a uma promessa feita pelo padre  Roberto que comandava a paróquia naquele ano,  foi colocada um cruz de madeira no local, em agradecimento ao fim de uma peste que atingiu quase toda a população.  No término da primeira  missa realizada no alto do Cruzeiro,  o padre pediu para que anualmente fosse realizada procissão ao local .

A concentração teve início a partir das 3h30 da madrugada desta sexta-feira, em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça.  Adultos jovens e idosos,  crianças e até bebês de colo participaram da penitência.  Com velas acesas e muita fé,  os caminhantes cruzaram a ponte sobre e rio Mundau e seguiram pela estrada de barro em direção ao Cruzeiro.

Este ano, o caminho a partir do início da ladeira que leva à montanha foi asfaltado para facilitar o acesso dos caminhantes.  Uma imensa cruz com altura de aproximadamente 26 metros substitui a  anterior. No local será colocado o Cristo feito em alumínio, produzido com  material reciclado. A maior estátua em alumínio da América Latina.

A previsão é coloca-la no Dia da Emancipaçào Politica do municipio , 16 de maio , mas a instalação do monumento requer muita segurança e parte da estrutura de base  ainda está em andamento. O prefeito de Murici , Olavo Neto explicou em suas redes sociais,  que as obras estão em finalização para  que a  imagem seja colocada e a população possa contar com um espaço turístico religioso de permanente visitação e realização de penitências.

O Padre Geilson , dirigente da paróquia à frente de toda a programação,  convidou os fiéis para a Procissão do Senhor Morto , logo mais à tarde , a partir das 16h00, saindo da Igreja Matriz.