Murici | AL
29° máx / 21° min
Um ou dois aguaceiros breves

notícias / murici

Compartilhe
06.05.2019 - 22H41
Católicos muricienses festejam a chegada da imagem do Cristo do Alto do Cruzeiro

Católicos muricienses festejam a chegada da imagem do Cristo do Alto do Cruzeiro


Escultura é a maior imagem da América Latina produzida em alumínio reciclado


Por Vera Iolanda Guimarães


O momento foi de muita alegria  para os católicos muricienses: A  chegada da imagem do Cristo do Alto do Cruzeiro é um marco histórico para a cidade que , ao longo do tempo, travou duras batalhas contra diversos infortúnios.  Entre eles,  vale citar a epidemia de varíola em 1884, que originou a penitência ao morro do Cruzeiro.
Na ocasião,  o Padre José Roberto colocou uma cruz de madeira na montanha mais alta em agradecimento ao fim da peste . A partir daí,  anualmente, os fieis  sobem a montanha para pagar promessas e fazer pedidos. Outras dificuldades enfrentadas pelo povo muricienses em tempos mais atuais , foram as enchentes do Rio Mundaú, sendo a de 2010 a mais devastadora .
Em 2011, na gestão do então prefeito Renan Filho, hoje governador de Alagoas , seu tio, Robson Calheiros,  sugeriu a implantação de uma imagem gigantesca de Cristo , em substituição à cruz de madeira . O projeto foi aceito e iniciado já na gestão do prefeito Remi Calheiros e concluído no dia de hoje,  sob a administração do  prefeito Olavo Neto .
Para os católicos muricienses a realização da imponente obra é uma das mais importantes realizações destinadas à fé católica na cidade . A partir de agora, um novo tempo de peregrinações e visitas ao Alto do Cruzeiro fará parte da vida diária do povo de Murici.

A escultura foi produzida em alumínio reciclado,  pelo artista plástico Maciel , da cidade de Olinda em Pernambuco e possui 12 metros de altura , pesando aproximadamente sete toneladas . Da base até o  topo da cruz, o monumento mede vinte e seis metros .
O Padre Geilson , pároco de Murici , conduziu a homenagem religiosa no momento da chegada e abençoou a imagem em frente à Igreja Matriz. Em seguida , a escultura foi levada até o alto do Cruzeiro,  onde chegou no início da noite  sob com aplausos.  O monumento será colocado na cruz, em breve e sua inauguração oficial acontecerá no dia do aniversário de emancipação da cidade, 16 de maio .